Programa LIGAR – Formação para Instituições e Grupos de Voluntários
A Cáritas Diocesana de Lisboa lançou um programa gratuito de desenvolvimento e reforço de competências dos técnicos e voluntários que atuam na área das migrações.
O Programa LIGAR, que ainda se encontra a aceitar inscrições das organizações de ação social e grupos de voluntários, iniciou em Setembro com um grupo de voluntários das Conferências de São Vicente de Paulo.
O LIGAR constitui-se como um processo colaborativo e, cada etapa do Programa, corresponde a diferentes fases do ciclo de participação no terreno, desenvolvido pela Cáritas Europa.
Na etapa 1, de diagnóstico das necessidades, são postas em prática as fases deste ciclo que propõem colocar as pessoas no centro, escutar, observar e refletir nas necessidades dos outros.
Na etapa 2, do Programa LIGAR, na qual é desenhado um plano formativo adaptado ao perfil da organização ou grupos de voluntários, coloca-se em prática o reconhecimento das capacidades dos outros e o encontrar o seu lugar, conforme as capacidades e necessidades.
A etapa 3 de implementação do plano através de workshops temáticos, incide na capacitação e envolvimento ativo e no crescimento conjunto tendo em vista a transformação numa comunidade forte.
E finalmente, na etapa 4, de avaliação e partilha do conhecimento, pretende-se que a organização ou grupo de voluntários consiga demonstrar ser responsável pelo ambiente social e natural, aprender e partilhar os seus conhecimentos.
Ainda é possível proceder à pré-inscrição no Programa LIGAR aqui ou através do site da Cáritas Diocesana de Lisboa, em www.caritaslisboa.pt/projeto-ligar/.
________________________________
O projeto LIGAR Pessoas e Serviços (PT/2020/FAMI/533) é promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa e cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo e Migrações) e pelo Alto Comissariado para as Migrações, tendo a SGMAI como autoridade responsável.