Caros amigos, servidores da Cáritas, a todos saudamos fraternalmente!
Passado o período estival, durante o qual esperamos tenham tido oportunidade de gozar umas férias retemperadoras, é agora tempo de retomarmos a normalidade das nossas atividades. Nesse sentido, cremos que nada será mais inspirador do que a carta que o Senhor Patriarca dirigiu a todos os diocesanos por ocasião do início do Ano Pastoral, e que aqui partilhamos convosco.
Com a devida vénia, desta comunicação do Senhor Patriarca gostaríamos de relevar as referências à Constituição Sinodal do Patriarcado, resultante do Sínodo iniciado em 2014 e concluído este ano. Neste documento, pelo especial interesse para a atividade da Cáritas, gostaríamos de enfatizar a importância dada à Pastoral Juvenil e Universitária e à ação sócio caritativa.
A primeira tem sido repetidamente falada entre nós, no sentido de convocarmos os jovens para o serviço da Caridade nas paróquias, integrando a Rede Cáritas. Este é um desafio para todos nós, dar sequência à formação recebida nos vários níveis da catequese e da atividade desenvolvida em múltiplas organizações católicas de jovens para o aprofundamento da Fé. O Senhor Patriarca tem referido com insistência que é importante que a Jornada Mundial da Juventude (em preparação), não se resuma a um evento, mas seja uma oportunidade para dar um impulso novo à participação dos jovens na vida da Igreja. O outro desafio é o de, com persistência, convidarmos as comunidades paroquiais a participarem no serviço da Caridade, tendo em consideração que a atividade pastoral deve assentar no “tripé”: Palavra de Deus, celebração da Fé e Caridade.
A todos desejamos as maiores venturas e sucessos no Ano Pastoral, que agora iniciamos.
Terminamos, fazendo apelo a uma forte participação de todos vós no próximo Encontro de Cáritas Paroquiais, agendado para o próximo dia 9 de outubro.
Luís Macieira Fragoso, Presidente CDL