“É UMA MESA” é um projeto na área da restauração da associação CRESCER, direcionado, na cidade de Lisboa, para a empregabilidade de pessoas em situação de sem abrigo ou de extrema vulnerabilidade.
Como explica Américo Nave, diretor executivo da associação, a iniciativa oferece aos seus destinatários um mês de formação na Escola de Hotelaria de Lisboa, e duas semanas também de formação na área das relações interpessoais, com psicólogos. Seguem-se 6 meses de trabalho efetivo no restaurante do projeto, com sede no Bairro do Padre Cruz, em Carnide, sob a supervisão do chefe português, Nuno Bergonse.
Terminado este período, as pessoas envolvidas são referenciadas para o mercado de trabalho, sem nunca lhes faltar, neste novo período, o acompanhamento psicológico, o apoio que vai da habitação a outros níveis, e sempre em articulação com as entidades empregadoras.
O projeto recebeu recentemente, no CCB, em Lisboa, a medalha de prata da 3ª edição dos Ending Homesslesss Awards da FEANTSA, no âmbito da Conferência de Alto Nível da Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem Abrigo, organizada pela Presidência Portuguesa do Concelho da União Europeia.
Texto: Adaptação CDL; fotografia: FEANTSA