Uma esperança
Embora ainda nos falte a aprovação oficial, é com enorme esperança que olhamos para o grupo da Caritas Paroquial, recentemente constituído na paróquia de Telheiras. Pode-se dizer, que a origem desta iniciativa aconteceu numa reunião da nossa Vigararia, no início de 2020, quando a Ana Catarina, da Caritas Diocesana, esteve presente. Nessa reunião, falou com clareza da possibilidade e conveniência de criar grupos de Caritas em cada paróquia.
A experiência que tínhamos, e temos, até ao momento, é a de que conseguimos ajudar algumas pessoas, mas sentimos que apenas conseguimos chegar aos aspetos mais imediatos, ficando de fora muitas outras eventuais soluções por falta de coordenação e programação. A vontade de organizar a caridade de modo a tornar mais eficaz o apoio às pessoas que necessitam é o grande motor desta iniciativa. Gostaria de poder oferecer dados concretos, mas, para já, apenas posso testemunhar que, graças a esta iniciativa, constituímos um grupo de umas 20 pessoas ligadas à paróquia, muito dispostas a contribuir, com o próprio tempo e talentos, para apoiar aqueles que necessitam de uma mão amiga.
Tenho uma enorme confiança de que, com o estímulo e o apoio da Caritas Diocesana, possamos aprender a estar mais atentos às variadas necessidades das pessoas, e ser mais eficazes no apoio solidário a quem dele necessita.
A aprovação oficial da Cáritas Paroquial de Telheiras aconteceu no dia 17 de maio, dias depois da redação do presente texto.
Texto: Padre João Paulo Pimentel, pároco de Telheiras (Lisboa); fotografia: Google Pics