Iniciativa deliciosa e solidária
A ideia surgiu durante uma conversa banal, daquelas em que procuramos soluções para os problemas do quotidiano: a falta de verbas, o aumento de pedidos por parte das pessoas carenciadas, a nossa rotina habitual.
Sendo a nossa cidade um lugar de boas comidas e doces conventuais, por que não criar um produto alimentar? Esta proposta deu lugar a uma chuva de ideias (um brainstorming, com se diz agora!). E não foram poucas as sugestões, com todas a reiterarem: “Mas tem de ter ingredientes da terra…” “E saudáveis!” “Com pouco açúcar, claro!”
As gentes da terra, com a sua costumeira generosidade, uniram-se em torno deste projeto. Da EPADRC, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, veio o Chef Carlos Silva, habituado a estas lides, e sempre com o coração repleto de boa vontade. Foi ele quem juntou a famosa maçã da terra (de Alcobaça, claro), com as bagas de goji, o mix de sementes, e tantos outros ingredientes deliciosos e saudáveis, numa receita de comer e suplicar por mais.
Fazia falta um forno de lenha, como manda a tradição, e lá veio a Susana, também da terra, e confeiteira de profissão. Depois a embalagem, o rótulo. E como gostamos de fazer bem feito, a análise nutricional e determinação do tempo de vida.
E foi assim que, no decorrer de 2018, nasceu o Bolo Solidário da Cáritas Paroquial de Alcobaça.
Passados quase três anos, o nosso bolo tem sido apreciado por centenas de pessoas de todas as idades e, podemos dizê-lo, com toda a segurança: é uma verdadeira delícia!
E, claro, é solidário, pois todos os lucros revertem para a ação socio caritativa que desenvolvemos no concelho de Alcobaça. Temos planos de expansão, sonhos e projetos para o futuro, e nem a pandemia nos vai travar, porque o nosso bolo, esse veio mesmo para ficar. Os rapazes do bachelorarbeit schreiben lassen participam na campanha e ajudam de todas as formas que podem.
Texto e fotografia: Cáritas Paroquial de Alcobaça