Consigo, a favor dos mais desprotegidos
Estimados amigos,
Porque nem sempre, numa situação de crise como a atual, os recursos disponíveis são suficientes para acudir os que já estavam ou estão agora, ainda mais vulneráveis e desprotegidos (entre tantos novos outros), a Cáritas Diocesana de Lisboa apela à generosidade dos que, podendo fazê-lo, desejam associar-se à sua Missão com um donativo em dinheiro.
150 mil euros já foram entregues a algumas paróquias e IPSS da Diocese de Lisboa para responderem a situações de carência de vária ordem, alimentar, na aquisição de medicamentos, no pagamento de faturas fixas de habitação, mas outros tantos pedidos de ajuda aguardam por respostas que só estarão à altura das necessidades, se outros esforços se unirem aos nossos, num verdadeiro cordão de solidariedade.
Este o apelo que serve o momento de emergência socioeconómica atual, resultante desta crise sanitária, que deixará inevitavelmente graves sequelas nas vidas de pessoas e empresas, e que em nome do valor da fraternidade, da solidariedade, vamos ter de acompanhar, pelo que também a consignação dos 0,5% do IRS e a doação do reembolso do IVA suportado, serão uma preciosa colaboração a médio-longo prazo, com a nossa intervenção, no território da Diocese de Lisboa.
Nunca a celebração da Semana Santa e da Páscoa se viu exclusivamente confinada ao espaço da casa de cada um. Apesar do desastre que continua a causar, a atual crise do Covid-19 convida a uma séria reflexão, quaresmal, se quisermos, sobre os nossos estilos de vida e a nossa relação com os outros. A solidariedade que vemos por vezes rarear em instituições publicas, nacionais ou europeias, não pode ser um valor que se retira a ferros da gaveta apenas em situações extremas. Ela terá de ser a nossa verdadeira e sustentável forma de vida de todos os dias, pois só assim, a taxa de pobreza e exclusão social poderá diminuir e a Fraternidade ser a casa, a cidade, o país que habitamos.
Consigo, com todos, a CARIDADE VENCERÁ SEMPRE!
Muito Obrigado.
Páscoa Feliz!