Nova Diretora Executiva CDL
Com o início de 2025, a Cáritas Diocesana de Lisboa reforça o seu compromisso de proximidade e serviço, respondendo ao convite do Papa Francisco para sermos peregrinos de esperança. Este novo ciclo arranca com a nomeação de Carmo Diniz como Nova Diretora Executiva, que assume a liderança com o objetivo de fortalecer o trabalho da Cáritas junto das comunidades mais vulneráveis e continuar a construir uma sociedade mais justa e solidária.
“Inicia-se o ano de 2025, um ano Jubilar na Igreja, em que o Papa Francisco nos pede para sermos peregrinos de esperança: na Igreja, no mundo, junto dos mais frágeis e com preferência pelos pobres que podem ser, por vezes, nossos vizinhos de casa. A Cáritas de Lisboa inicia este ano jubilar com uma forte determinação de se fazer próxima e caminhar ao lado de todos os que se encontram na periferia da sociedade, de estar ao serviço da diocese de Lisboa, de fortalecer o trabalho social nas paróquias da nossa diocese e com os parceiros que se disponham a trabalhar em conjunto neste objetivo maior de reanimar a esperança.
O trabalho da Caritas Lisboa fala por si. Desde 1966 a Caritas tem assistido, desenvolvido, promovido e transformado milhares de vidas de pessoas e famílias em pobreza e exclusão social. Com apoio de benfeitores com nomes concretos e de doadores anónimos temos crescido ao longo dos anos na capacidade de acompanhar e apoiar pessoas e situações de vida desafiantes.
A sensibilização da sociedade para a necessidade de uma transformação social que beneficia todos, a intervenção social direta e através da rede Cáritas e a sustentabilidade da governação da Caritas de Lisboa são os eixos prioritários de intervenção para este ano jubilar.
É neste contexto que assumo a direção executiva da Caritas de Lisboa, numa casa que ao longo destes 59 anos construiu as suas fundações sobre a rocha de várias direções e de uma equipa dedicada. Espero poder servir nesta casa, dedicada aos 18,3% da população que em Lisboa vive em risco de pobreza com especial atenção aos 5,3% que se encontra em situação de privação material e social severa. Este trabalho só será possível graças à generosidade dos voluntários, doadores e benfeitores da Caritas. As portas da nossa casa estão abertas, venha ver!”
Carmo Diniz