CDL APOIA PROGRAMA DE LITERACIA E NUTRIÇÃO DA ALEM
No passado dia 2 de fevereiro, a A.L.É.M. – Associação Literatura Literacia e Mediação fez a entrega de Tickets Restaurante, que um grupo de mulheres ciganas, bordadoras do “Projeto Contos e Pontos”, poderá usar na compra de bens essenciais, nas lojas aderentes a esta modalidade de pagamento.
Os tickets foram confiados à Paróquia de Nª Senhora da Conceição da Outurela, pela Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo a A.L.É.M. sido mediadora no processo.
A Associação encarrega-se da respetiva gestão, na esteira do “Projeto Ao Sabor das Palavras”, iniciado em 2012. Trata-se de uma intervenção em literacia da nutrição e da leitura que tem vindo a evoluir no grau de responsabilidade da escolha dos ingredientes a confecionar e no envolvimento das famílias na narração de contos às crianças.
Os voluntários da A.L.É.M alertam para a importância de uma alimentação equilibrada, na manutenção da saúde, e para a centralidade da leitura na resolução dos problemas quotidianos, e na prevenção do insucesso escolar, muito elevado nesta população.
Neste momento, está suspenso o empréstimo domiciliário de livros, por causa da Pandemia, e as doações que visam aliviar as grandes dificuldades materiais destes agregados, são feitas através de cartões de compras.
Quanto à literacia da nutrição, é estabelecido com cada mulher um protocolo que apresenta os princípios a observar nas compras. Os géneros devem ter iva a 6%, exceto o café e o açúcar do pequeno almoço familiar, e não é permitida a compra de alimentos processados, alvo de grande publicidade e muito habitual nas famílias de baixos rendimentos. Batatas fritas, hambúrgueres congelados, refrigerantes, cereais açucarados não podem constar das escolhas dietéticas.
Para controlo da qualidade das aquisições e das contas a prestar à Paróquia e à Caritas, cada mulher compromete-se a guardar e devolver os talões de compras.
Texto e imagem: ALEM