Dia 5-6 | 21 e 22 DE MARÇO – SEMANA NACIONAL CDL EM CAMARATE
PERDÃO – ALIMENTOS – CARTAZES
Não é possível a coesão sem perdão. Diferentes grupos humanos, de várias proveniências, ou aprendem a coexistir pacifica e construtivamente, ou vão continuar a tirar-se olhos e dentes uns aos outros. A continuidade da espécie humana reside precisamente nesta certeza: juntos viveremos, divididos pereceremos.
E foi esta a convicção que a Semana Nacional celebrou na noite de ontem (21março), a partir do próprio exemplo da Revelação Cristã. O perdão dado de forma incondicional tem as improntas do Deus cristão. Não faz perguntas, não impõe condições. Perdoa simplesmente e esquece. Tudo cancela ara começar de novo. E é sobre esta experiência de pura gratuidade que a reviravolta humana acontece.
O grupo de participantes era pequeno. Lá fora, a noite era um pouco fria. Talvez por isso tivesse sido pouco convidativo sair-se de casa. Os que estiveram despiram-se das pedras que carregavam e vestiram-se de luz. Não julgar, não condenar, não apontar o dedo. De regresso às nossas algibeiras, cada seixo é hoje não pedra de arremesso, mas objeto sagrado, pois será sua função recordar-nos diariamente que em momento algum poderemos julgar e condenar. Cuidar é o caminho.
Já no dia 22, a manhã foi de regresso às escolas do agrupamento. Fizemos a recolha dos alimentos generosamente oferecidos pelos pais dos alunos, e dos cartazes tão cuidadosamente desenhados e pintados pelas diversas turmas. Sabemos que quem mais doou é também quem mais precisa, e que quem mais de esmerou na produção dos cartazes é também quem mais sofre o peso da pobreza e desigualdade.
Os alimentos serão agora distribuídos por famílias, pessoas que padecem severas carências alimentares, e os cartazes constituirão as palavras de ordem da Caminhada pela Inclusão, deste domingo, 24 de março.