voluntariado em contexto prisional
No âmbito do Projeto “Caminhos de Liberdade”, cuja entidade promotora é a Cáritas Portuguesa, e que se insere no Protocolo estabelecido entre a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Cáritas Portuguesa, assinado em Lisboa, no dia 19 março 2017, o qual tem como Finalidade implementar ações capazes de contribuir para a inclusão de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão, através do envolvimento de múltiplos parceiros, a começar por uma rede de voluntários ligados à Igreja Católica, vimos apelar ao seu e vosso envolvimento na já anunciada Sessão de sensibilização sobre voluntariado em contexto prisional, que irá decorrer no Centro Social de Nossa Senhora da Paz, em Setúbal, no próximo dia 01 de junho, destinada a todos os interessados por esta área de missão e que desejem estar presentes.
Os Objetivos desta Sessão dizem respeito à aquisição de algumas competências no âmbito do voluntariado, por parte de voluntários ou candidatos a voluntários ligados à Igreja Católica, no sentido de ir ao encontro do desenvolvimento pessoal e social das pessoas em situação de reclusão e pós reclusão.
A Metodologia desta Sessão passa por uma Sessão de Abertura e de Encerramento destinada a todos os participantes, bem como por dois grupos de trabalho paralelos: o grupo 1 diz respeito aos que se encontram a ter acesso, pela primeira vez, a este tipo de sensibilização/formação; e o grupo 2 diz respeito aos que estiveram presentes na sessão de sensibilização/formação realizada no ano transato. O Programa da Sessão é apresentado em baixo.
Cada um dos interessados em estar presente, voluntários ou candidatos a voluntários ligados à Igreja Católica, deverá comunicar a sua presença à Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária ou à Cáritas Portuguesa (para o e-mail: pastoralpenitenciariaportugal@gmail.com ou paulo.neves@caritas.pt ou para o telemóvel do Paulo Neves: 962360276), até ao próximo dia 24 de maio. Os custos associados a este dia serão de 10,00€ (inclui almoço e documentação), a ser pago no dia da Sessão.
Gratos, desde já, por toda a sua atenção, apelamos ao seu e vosso envolvimento e divulgação desta Sessão que se espera que nos ajude a ser melhores voluntários ao serviço das pessoas privadas de liberdade.
Entretanto, desejos de continuação de um renovado tempo pascal e de um profícuo mês de Maria.
P’lo Grupo de Coordenação Nacional do Voluntariado Social da Cáritas nas Prisões,
Paulo Neves
Programa da Sessão:
09.30h. Acolhimento
09.45h. Abertura da Sessão
Eugénio Fonseca, Cáritas Portuguesa
Pe. João Gonçalves, Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária
10.00h. Grupo 1: “Ser voluntário em Portugal”
Raquel Gonçalves, Confederação Portuguesa do Voluntariado
Grupo 2: “Pedagogia do Perdão”
António Fernandes, voluntário da Cáritas Portuguesa
11.15h. Pausa
11.45h. Grupo 1: “Ser voluntário em contexto prisional”
Regina Branco, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
Grupo 2: “Os reclusos e seus recursos financeiros”
Celso Manata, Procurador da República e ex-Diretor Geral da DGRSP
13.00h. Almoço
14.30h. Grupo 1: “Ser voluntário cristão em contexto prisional”
Pe. João Gonçalves e Paulo Neves, Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária
Grupo 2: “Voluntariado social nas prisões: partilha de experiências”
Associação “Dar a Mão”
Associação ”Academia do Johnson”
Associação “Rugby com Partilha”
16.00h. Pausa
16.15h. Avaliação e Encerramento da Sessão