SEMANA NACIONAL CÁRITAS NO PATRIARCADO
Sem que tenha tido, no Patriarcado, por razões ainda de pandemia, uma vigararia ou uma paróquia como ponto de convergência, à imagem precisamente de anos anteriores, a organização e celebração da Semana Nacional Cáritas de 2022 fizeram-se disseminadamente, sobretudo nas paróquias com Cáritas ou Grupos Paroquias de Ação Social (GPAS) acompanhados pela CDL.
A Semana abriu no dia 12 de março com um Concerto Solidário, no Capitólio (Parque Mayer, Lisboa). Sucederam-se apresentações da missão da Cáritas às comunidades locais e grupos paroquiais, momentos de formação, de encontro de famílias, de escuta de migrantes, de mobilização dos jovens e criaram-se espaços de oração, de convício e de partilha de bens. No dia 17, a Caritas Portuguesa dinamizou uma apresentação pública do relatório Cares da Cáritas Europa, ocorrida na paróquia de São Julião da Barra (Oeiras). No Dia Caritas por excelência (20 de março), a CDL esteve na Igreja de Santa Isabel para a celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, e para a tomada de posse dos Novos Órgãos Sociais CDL para os próximos 4 anos.
A Semana Nacional teve por tema, “O Amor que Transforma”, e permanece sua profunda e comprovada convicção que só mesmo pela Caridade será o exercício da justiça capaz de aliviar e de resolver a desigualdade e pobreza que hoje separam milhares de pessoas e famílias, alcançando a justiça, desta forma, uma maior e mais perfeita expressão de si mesma.
Texto: CDL; fotografia: CP, CP Turquel e CDL