MATERIAL ESCOLAR: UM DIREITO DAS CRIANÇAS
74 720 ARTIGOS RECOLHIDOS NA DIOCESE DE LISBOA
Uma importante ação de âmbito nacional, realizada no dia 7 e 8 de setembro deste ano, foi a Campanha de Recolha de Material Escolar a favor de crianças de famílias economicamente vulneráveis, apoiadas, em território nacional, pelas mais diversas paróquias de cada diocese.
Esta tem sido uma campanha anual, organizada pela Cáritas Portuguesa em articulação com todas as Cáritas Diocesanas, e em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a Missão Continente.
Na Diocese de Lisboa foram 14 os grupos participantes, entre Cáritas Paroquiais e Grupos Paroquiais de Ação Social, com 282 voluntários envolvidos, e 15 as lojas Continente aderentes.
Foram 74 720 os artigos recolhidos na Diocese de Lisboa, que já estão a ser dados às crianças que deles necessitam (ao momento contabilizavam-se 2108), para que estas possam ter o melhor desempenho escolar possível.
Não só os manuais, mas todo o material de apoio à escola, dos cadernos às cores, são um direito das crianças. Por isso se espera que um dia o Estado também honre este seu dever, e as organizações não tenham de o substituir.