NEWSLETTER CDL DO SEU NATAL E FIM DE ANO
Estimados Amigos,
No final do último trimestre de 2021, gostaria de realçar o trabalho que continuamos a desenvolver junto das paróquias, nomeadamente o da constituição de grupos de ação sócio caritativa. E é com muita alegria, como resultado desta atividade, que atestamos a constituição de seis novas Cáritas Paroquiais (Silveira, Lumiar, Damaia, Arranhó, Turquel e Évora de Alcobaça), ocorrida entre outubro e dezembro, alargando, desta forma, a Rede Cáritas do Patriarcado.
Destaco também a realização do Conselho-Geral da Cáritas Portuguesa, acolhido, pela primeira vez, pela Cáritas Diocesana de Lisboa. De forma inédita, o programa dos trabalhos das vinte Cáritas Diocesanas com a Cáritas Portuguesa tornou possível a inclusão das Cáritas Paroquiais do Patriarcado, tendo a grande adesão das mesmas resultado numa verdadeira expressão do conceito e vivência da Rede Cáritas.
Aqui chegados, impõe-se também uma reflexão sobre o ano que agora termina.
Como é bem sabido e muito sentido, o ano iniciou-se com uma crise sanitária de grandes proporções, que obrigou a que fossem retomadas medidas de contenção, tendo estas afetado gravemente, uma vez mais, muitos setores da economia, e com eles muitas pessoas com rendimentos muito diminuídos. Rendimentos que a retoma da economia possibilitaria ficaram assim por recuperar. Entretanto, com a generalização da vacinação a quase toda a população, a pandemia dava lugar ao alvorecer de melhores dias, que foram perdendo brilho de forma diferente e menos gravosa é certo, mas ainda assim, mantendo muitas pessoas em situação de grande carência.
Neste contexto, fomo-nos dando conta que as paróquias e as instituições caritativas estão muito mais adaptadas e preparadas para uma resposta mais autónoma às consequências sociais da COVID, o que fez com que os apoios disponibilizados pela CDL (para além da linha de “Apoio Cáritas Lisboa”) se fizessem sobretudo através da entrega de “tickets refeição” às paróquias, confirmando, esta estratégia, a discrição nas pessoas que os recebem e a sua flexibilidade.
Este ano, apesar da sociedade em geral continuar focada nos malefícios causados pela pandemia, a “avalanche” migratória, que se abate sobre a Europa, continuou a fazer-se sentir. Para lhe fazer face, no âmbito do Patriarcado, a CDL, com base na experiência que tem no acolhimento e acompanhamento de imigrantes, desenvolvida, há anos, em parceria com o Município de Cascais, criou o Programa LIGAR. Esta iniciativa, aberta a todas as paróquias do Patriarcado, tem por objetivo apetrechar grupos com os conhecimentos necessários para puderem ser eficazes na ajuda aos que chegam de mundos muito diferentes, e que necessitam de todo o tipo de apoio que facilite a sua inserção na sociedade.
No Lar da Bafureira, as precauções para evitar contágios continuaram a marcar o serviço diário aos residentes, exigindo, desde logo, da sua parte, muitos sacrifícios e privações, e também um sobre esforço, louvável a todos os níveis, de todos os que operam no Lar.
Esperamos que no Ano Novo, que nos aprestamos a iniciar, a pandemia evolua para uma endemia, e assim possamos viver uma vida próxima do normal e voltar aos contactos regulares diretos com os párocos e comunidades paroquiais.
Que com a ajuda de Deus este nosso desejo se torne realidade.
Feliz Ano Novo!
Luís Macieira Fragoso, Presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa
Leia toda a Newsletter CDL aqui