A NEWSLETTER CDL DO SEU FIM DE ANO E ANO NOVO 2024
Estimados leitores,
Esperamos que a Luz do Natal, o Menino Deus, tenha estado presente nas vossas celebrações, nas vossas famílias, nos vossos trabalhos, neste período que ainda estamos a viver, e que através Dele possamos ser mais testemunhas do Seu amor.
Estamos prestes a concluir mais um ano que continuou a ser marcado pela guerra, com todo o cortejo de tragédias e de repercussões negativas, mesmo para aqueles que aparentemente estão longe dos campos de batalha.
A guerra na Ucrânia está quase a completar dois anos, não se vislumbrando o seu fim. Entretanto, no passado dia 7 de outubro, o grupo radical Hamas atacou Israel, matando e ferindo milhares de pessoas indefesas e fazendo mais de duzentos reféns de várias nacionalidades. Em resposta, Israel está a conduzir uma violentíssima resposta militar na Faixa de Gaza, território densamente povoado, onde os guerrilheiros se escondem no meio da população civil e numa rede de tuneis. Em consequência, assiste-se a uma tragédia humanitária, com milhares de mortos e feridos.
Para além desta triste realidade, acresce o constante aumento de migrantes que fogem de zonas de guerra e de uma pobreza extrema, à procura de melhores condições de vida em nações mais ricas, onde se inclui o nosso país.
Por outro lado, em consequência das guerras e de outros problemas de natureza económica, fomos sujeitos a um brusco e significativo aumento do custo de vida, que afetou as condições de vida de uma grande parte da população portuguesa, em especial dos mais frágeis.
A Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL), com toda a Rede Cáritas, tudo têm feito para apoiar aqueles que a nós se dirigem em busca de auxílio. Mas porque os nossos recursos, a nossa capacidade dependem totalmente do contributo daqueles que em nós confiam, somos forçados a apelar a todos os que, na medida das suas possibilidades, nos possam financiar.
Cremos que o ano de 2024 continuará a ser marcado pela situação internacional muito complicada, com impacto nos portugueses em geral e dos mais frágeis em particular, pelo que a CDL continuará a ser fortemente solicitada para mitigar as dificuldades de muitos portugueses e de muitos imigrantes.
Estamos confiantes que com a solidariedade das pessoas de boa vontade iremos cumprir a nossa missão, dinamizando a ação sócio-caritativa no espaço do Patriarcado de Lisboa.
A todos desejamos Boas Festas e um Ano Novo cheio de esperança e de paz.
Texto: Luís Macieira Fragoso, Presidente da Direção CDL
Leia a Newsletter na íntegra aqui