Cáritas Diocesana de Lisboa promove Semana Nacional Cáritas
Solidariedade é ter sensibilidade e respeitar o sentimento do próximo, colocar-se no lugar do outro e imaginar aquilo pelo que está a passar e, principalmente, agir para ajudar. Assim, entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, os portugueses têm a oportunidade de contribuir para a Cáritas Diocesana de Lisboa que irá participar na Semana Nacional Cáritas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do apoio financeiro, essencial para ajudar as necessidades da grande parte da nossa população.
Durante uma semana, voluntários da Cáritas Diocesana de Lisboa irão estar nas ruas de Lisboa fazer o peditório nacional, com o propósito de angariar fundos que irão assegurar a continuidade de vários projetos de apoio a famílias carenciadas. Importa mencionar que a Cáritas Diocesana de Lisboa é uma IPSS de utilidade pública, destinada à promoção e exercício da ação social que em 2022 conseguiu apoiar 8202 pessoas através do trabalho e ajuda de 43 pessoas, num apoio total de cerca de 200 mil euros. A Semana Cáritas contribuirá para apoiar esta instituição, uma vez que não recebe qualquer apoio a não ser por parte de particulares que fazem doações. A Semana Nacional Cáritas é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, que se assinala no 3º domingo da Quaresma. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos, particularmente o Peditório Público Nacional onde participam anualmente cerca de 4 mil voluntários apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade com todos os que atravessam um momento de vulnerabilidade e, por isso, procuram a ajuda da Cáritas.
Para além do peditório estão previstas outras ações para assinalar:
Domingo, 25 fevereiro | Família e Paróquia lugares onde se aprende a amar
10h30h: Eucaristia – igreja paroquial da Malveira.
Segunda, 26 fevereiro – sexto 01 março | Escola lugar onde se aprende a dialogar e cooperar
Cáritas na Escola: Escola Secundária José Saramago (Mafra) e Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro e Escola da Malveira.
Terça, 27 fevereiro | Conhecer o hoje e perspectivar o futuro
21h -22h30: Encontro entre as Direções de IPSS, das Misericórdias e de outros Agentes Sociais locais (auditório da Misericórdia da Venda do Pinheiro)
Quinta, 29 fevereiro | Migrações
16h-17h30: Apresentação de um estudo sobre as Migrações e Obra Católica Portuguesa de Migrações (Casa da Música Francisco Alves Gato)
Com a participação de Ricardo Zózimo e Joana Costa da Nova SBE e de Eugénia Quaresma da Obra Católica Portuguesa de Migrações, com moderação de Ana Rodrigues da Direção da CDL
Sábado, 02 março | Agir | Refletir | Rezar
9h-13h: Ação de voluntariado – Gesto Missionário
15h-17h: Tertúlia – “Viver no município de Mafra” (Casa Mãe do Gradil)
1.Crescer – crianças e jovens
2.Viver – Trabalho, família, habitação migrantes, deficiência
3.Envelhecer em Mafra
Com a participação de Aldevina Rodrigues, Vice-Presidente da CM de Mafra, Padre Paulo Serra, pároco de Milharado, Sandra Santos, representante das IPSS do Concelho de Mafra com moderação de Joana Abreu, Comunicação da CM Mafra
21h: Vigília de Oração pela Paz na igreja paroquial da Ericeira
Domingo, 03 março, Dia Cáritas | Celebrar
9h: Concentração na localidade da PAZ
10h: Caminhada pela Paz animada pelos escuteiros da vigararia
11h Eucaristia na Basílica de Mafra presidida pelo Patriarca de Lisboa, com transmissão na TVI
13h-14h30: Almoço partilhado: Claustro Sul do Convento de Mafra