CONGRESSO DA PASTORAL SOCIAL DO PATRIARCADO
A CDL participou no Congresso da Pastoral Social do Patriarcado de Lisboa, ocorrido no Centro Pastoral de Torres Vedras, no passado sábado, dia 15 de maio.
O momento encerrou dois anos de Pastoral dedicados à Caridade, e foi galvanizador e encorajador de todos os participantes fisicamente presentes ou online, através de um revisitar da Doutrina Social da Igreja pela mão do Cardeal D. José Tolentino, de uma aceção das periferias, como lugar de Deus e objeto preferencial do caminho evangelizador da Igreja na diocese, explicado pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e de um diagnóstico traduzido em números recolhidos, partilhados e devidamente tratados, com vista a uma ação sócio caritativa restauradora de dignidade e autonomia, invocado como necessário e urgente por D. Américo Aguiar.
O Congresso foi ainda palco de partilha de boas práticas e de preocupações, no atual contexto pandémico, pela voz de alguns departamentos do Patriarcado e de outras instituições ligadas à Igreja.
A pessoa é centro absoluto de toda a ação sócio caritativa, sendo a que está em situação de pobreza sua incondicional preferência.