CINCO JOVENS DE PARTIDA PARA A ALSÁCIA PARA UMA AÇÃO DE VOLUNTARIADO CDL
Cinco jovens da Dioceses de Lisboa (Alcobaça, Óbidos, Agualva-Cacém, Camarate e Falagueira) vão estar na região francesa da Alsácia (cidade de Ferrete) para uma ação de voluntariado, que vai passar pelo cuidar do meio ambiente, pela animação de requerentes de asilo e pelo cuidar de pessoas idosas.
O grupo esteve ontem todo o dia reunido na sede CDL para a preparação a viagem, com partida já no próximo dia 20 de julho e regresso a 4 de agosto.
A iniciativa tem o apoio da Cáritas da Alsácia e da CDL (que os acompanha) e tem também por objetivo, entre outros, explorar a criação de uma Cáritas Jovem de Lisboa, de outras mais a nível paroquial, tendo no horizonte a participação na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2022.
Os jovens não se conheciam. A sua escolha também não resulta de um processo de candidatura. E mesmo não sendo de todo fruto de um mero do acaso, pois 5 Cáritas Paroquiais mediaram o convite feito a cada um, o grupo não deixa de ser um conjunto “sui generis”.
O dia de preparação à viagem introduziu-os, um pouco mais em detalhe, no Universo da Cáritas e da CDL, muito particularmente. Conversaram sobre migrantes e refugiados, idosos, sobre a ação social desenvolvida pela CDL, ouviram falar da Alsácia e exercitaram a verbalização de algumas expressões em francês, ajudados pelos 3 estudantes franceses da Rochelle Business School, que têm estado com a CDL desde maio deste ano.
Durante o almoço conheceram o Presidente e Vice-Presidente da CDL, conviveram um pouco com elementos do seu staff. Uma palavra contextualizada e de incentivo seria ainda dada pelo Presidente, antes do dia se concluir com aspetos mais práticos da viagem.