SANTO NATAL E ANO NOVO DE PAZ
A Cáritas Diocesana de Lisboa deseja a todos os seus amigos um Santo Natal e um Ano Novo de Paz.
As dificuldades que resultam ainda da pandemia e as que nascem da guerra na Ucrânia permanecem e agudizam-se um pouco por todo o lado, à medida que os dias passam e os conflitos não colocam de lado, com coragem, as suas armas.
A celebração do Natal já não era igual para todos, e no atual contexto, são ainda em maior número as famílias e pessoas que se veem de mão estendida, a precisar de ajuda redobrada. Não são apenas os alimentos e serviços de primeira necessidade que se tornam cada vez mais inacessíveis. Também as casas, nas suas rendas e prestações, se têm tornado um bem difícil de manter. Pessoas que vivem na rua são uma realidade em crescendo e sempre mais visível.
Serão, por conseguinte, ainda mais exigentes do que hoje, os dias do novo ano que se avizinha. E as dificuldades, sejam de cada um ou de todos, não se afrontam cada um por si, porque ninguém de pode salvar sozinho, como o repete o Papa Francisco, na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2023.
As grandes questões do nosso tempo exigem o esforço comprometido de todos, em operações ou estratégias conjuntas, que mirem a um bem-estar inclusivo, que não esqueça o cuidado pela terra, com toda a sua diversidade. Aliás, O bem-estar, que inclui todos e não descarta ninguém, só o será de verdade se implicar a sustentabilidade do nosso planeta.
A Cáritas de Lisboa continuará a estar na linha da frente com tudo o que lhe for possível fazer, para que os valores do Natal possam realizar-se, e ser o rosto transformado das famílias e pessoas que hoje ou amanhã possam estar em maior dificuldade.
Com a colaboração de todos os que desejem unir esforços consigo, a Cáritas continuará agradecida e determinada a demolir muros de desigualdade e pobreza entre nós, promovendo, incondicionalmente, a Justiça e a Paz.
Boas Festas!