NEWSLETTER CDL DA SUA PÁSCOA 2021
CÁRITAS: Uma atuação em rede
Neste primeiro trimestre do corrente ano, no atual quadro de pandemia e de confinamento, do qual desejamos muito sair, a situação económica e social no país continuou a agravar-se. É certo que as estruturas de apoio social da Igreja, no território do Patriarcado, estão hoje mais capacitadas para acorrer ao brusco aumento de pessoas a precisar de ajuda, mas infelizmente, esta maré de gente tende a ultrapassar os meios de que vamos dispondo para lhe fazer face.
Também nas valências da Cáritas Diocesana estes meses foram de grandes dificuldades.
A pandemia teve um surto no Lar da Bafureira, depois de, durante oito meses, os seus colaboradores terem feito de tudo para protegerem os residentes. O surto teve uma dimensão numérica relativamente reduzida, mas ainda assim acabaria por ceifar a vida a sete residentes do Lar. Felizmente a crise está ultrapassada, e neste momento já todos os residentes receberam a segunda dose da vacina.
LIGAR Pessoas e Serviços, um projeto criado para capacitar as paróquias no apoio aos migrantes, tem vindo a progredir, mas este é um outro setor com muitos projetos postos em causa pela pandemia – iniciativas de pessoas que vieram para o nosso país à procura de refúgio ou de melhores condições de vida.
Por outro lado, nesta comunicação, e ainda no rescaldo da Semana Nacional Cáritas, importa também refletir sobre os efeitos conseguidos pelas várias iniciativas pensadas para contornar a impossibilidade de um contacto próximo com as pessoas.
O programa, composto por sessões telemáticas, procurou proporcionar, dentro do melhor espírito quaresmal, um aprofundamento da vivência de Fé, e assim melhorar a forma como vivemos a Caridade.
Procurámos também explorar ao máximo o conceito de Rede Cáritas. Este ano, pela primeira vez, a Cáritas Portuguesa associou-se às Cáritas Diocesanas na vivência da Semana Cáritas, sendo assim expressão de Rede Cáritas a nível nacional.
Também com a Cáritas Portuguesa, participámos num conjunto significativo de programas de OCS da Igreja e não só, com a finalidade de darmos a conhecer a importância da ação da Cáritas. Desta forma, procurámos justificar melhor os pedidos de donativos, fundamentais para que a Cáritas possa cumprir bem a sua missão de, com Caridade, ser intermediária entre os que doam e as pessoas que beneficiam dos apoios.
Finalmente, convidámos os jovens a participar num dos eventos como sinal de que a Cáritas conta com os jovens e espera que, no futuro, eles possam assumir a expressão de uma Cáritas Juvenil.
Pelo que muito sinteticamente aqui mencionei, parece-me que os resultados preencheram os objetivos do programa, estando, por isso, satisfeitos com o elã que daí advém.
A terminar, gostaria de mais uma vez sublinhar a importância de funcionarmos como uma Rede Cáritas, pois, unidos, seremos mais fortes a fazer “O BEM, BEM FEITO”, e certamente, melhores católicos.
Desejo a todos um bom Tríduo Pascal e uma Santa Páscoa. Que esta nos torne capazes de responder ainda mais e melhor às necessidades dos nossos irmãos que estão em sofrimento.
Texto: Direção CDL – in Newsletter CDL da sua Páscoa | Leia a Newsletter CDL aqui