Juntos por uma causa – PARA LÁ DO PEDITÓRIO E CONFINS PAROQUIAIS
Focada durante muitos anos, sobretudo nos quatro dias do peditório nacional, a Semana Nacional Cáritas, considerada a partir da programação construída pela Cáritas Diocesana de Lisboa, tem procurado ser muito mais uma sucessão de encontros mobilizadores de comunidades locais, que ousam mesmo ir além do universo estritamente paroquial, fazendo apelo à construção de uma só Família Humana que cuida da Casa Comum.
Em 2017, a CDL esteve em São Romão de Carnaxide. Em 2018, entre 25 de fevereiro e 4 de março, o seu epicentro foi a cidade de Alcobaça.
Com um programa construído com o apoio da Cáritas Paroquial de Alcobaça e Cós, e do qual também fez parte o peditório anual, a CDL esteve ao lado dos mais idosos e doentes, desafiou alunos da Escola Profissional (EPADRC) a serem Cáritas Juvenil, debateu com outras IPSS, numa partilha de saber, experiencias e práticas, os desafios que se colocam, neste século XXI, ao envelhecimento de todos, apresentou a causa que vai estar no seu coração, no decorrer de 2018, até à próxima Semana Nacional, agrupando à volta dela empresários, professores, poderes locais, organizações; reuniu com as crianças da catequese e seus pais, com Grupos Paróquias de Ação Social (GPAS) e com alguns elementos do agrupamento de escuteiros. E concluiu a Semana proporcionando aos seus colaboradores e amigos uma viagem cultural emanada da celebração da eucaristia do domingo.
Apesar do mau tempo, da chuva forte, do frio e das ocasionais rajadas de vento, a Semana foi intensa, cheia de uma incansável generosidade por parte das Cáritas paroquiais, tendo conseguido uma razoável participação de diversos públicos, dos mais novos aos mais crescidos.
Um dos seus pontos altos, num dia subordinado ao tema: Caritas Empreendedora, foi, sem dívida alguma, a apresentação pública do Biscoito Solidário, na Granja de Cister – criação do Chefe e Professor Carlos Silva, da EPADRC.
O biscoito, muito rico em fibras e com baixo teor de gordura e açúcar, já está à venda e é sua primeira missão contribuir para a remodelação da casa que vai acolher pessoas ou famílias vítimas de todo o tipo de violência – uma iniciativa que tem por nome: “Juntos por uma causa”.
Um outro momento foi o jantar de empresários da terra, confecionado e servido por professores e alunos da EPADRC, ao qual se juntou a CM de Alcobaça, a Junta de Freguesia e outras individualidades e entidades. O jantar teve por oradores-convidados, o Secretário-Geral da ACEG, Jorge Monteiro, Manuel Castelhano da Cooperativa Agrícola de Alcobaça e Jorge Soares da APMA, e serviu sobretudo de palco à apresentação pública da iniciativa: “Juntos por uma causa”.
Um terceiro momento, muito apaixonado, aconteceu, em dias separados, com um grupo de alunos da escola EPADRC e elementos dos escuteiros da terra, com quem se refletiu a condição humana e a responsabilidade sobre os outros, com base na ontologia do contingente. Como era de imaginar, a angariação de 500 euros para pagamento de medicamentos, a recolha de uma tonelada de roupa e de 200 kgs de alimentos preocuparam muito os jovens presentes, mas a verdade, mesmo assim, é que logo nessa tarde e no dia a seguir, este grupo de alunos já estava a bater à porta da Diretora da Escola com uma estratégia sobre como conseguir o dinheiro, a roupa e os alimentos.
Por último, é importante que se diga que não é fácil pedir, que não é fácil pedir para os outros. Continuando a fazer-se, nestes moldes, o peditório será certamente o momento mais difícil da Semana Nacional. Todas as ajudas serão sempre bem-vindas, bens, orações…, mas há necessidades, despesas, que não se resolvem senão pelo dinheiro.
A semana Nacional ficaria concluída com a celebração da eucaristia dominical, à qual se juntou, vindos de Lisboa, com um programa cultural muito interessante, um razoável grupo de colaboradores e amigos da CDL.
Texto e imagem: Cáritas Diocesana de Lisboa
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.