Rastreio Cáritas – Essilor já começou na Igreja da Damaia
A campanha a favor da saúde visual de pessoas com dificuldades económicas, apoiadas pela Cáritas Paroquial, teve início no dia 21 de junho, na Igreja da Damaia.
O rastreio, realizado pela Essilor em parceria com a Cáritas Portuguesa, a Cáritas Diocesana de Lisboa e a Cáritas Paroquial da Damaia, teve um início promissor com a participação de 118 pessoas. Margarida Barata, representante da Essilor, destacou as palavras “cuidado” e “foco” para descrever a importância desta iniciativa, destinada a pessoas com baixos rendimentos.
Gisele, residente em Portugal há seis anos, é um exemplo real da importância desta inciativa. Satisfeita por usufruir desta iniciativa juntamente com os seus três filhos, com problemas de visão, expressou a sua felicidade, afirmando que sem esta ajuda, não teria tido condições para cuidar da saúde visual da sua família.
Dois técnicos da Essilor, Rui Quinas e Ângelo José, com quase 20 anos de experiência em rastreios, enfatizaram que esta ação vai além da identificação de necessidades visuais. Ao longo dos anos, estes rastreios têm sensibilizado a população para a importância da saúde visual, revelando problemas desconhecidos, especialmente entre os mais jovens, onde a falta de visão é frequentemente ligada ao insucesso escolar.
A Cáritas Portuguesa vê esta iniciativa como “visionária”, segundo Márcia Carvalho, e pretende continuar com esta colaboração bem-sucedida, afirma Jorge Matias. As Cáritas Diocesanas, em articulação com as Cáritas Paroquiais e outros Grupos Paroquiais de Ação Social, representam um papel importante na concretização destas iniciativas. No Patriarcado de Lisboa, a Cáritas Diocesana de Lisboa e a Cáritas Paroquial da Damaia foram os grandes impulsionadores desta edição do rastreio, com o apoio incansável de Cristina Afonso, assistente social da CDL, e Magda Freitas, coordenadora da Cáritas Paroquial da Damaia.
No dia 27 de junho, a iniciativa na Damaia continuou e só ficará concluída depois da entrega dos óculos!