Centenário do nascimento do Cónego José Mendes Serrazina
Este ano, assinala-se o centenário do nascimento do Cónego José Mendes Serrazina, nascido a 2 de julho de 1924, na Moita do Gavião, na freguesia da Benedita. Filho de Ana e António Serrazina, iniciou o seu caminho no Seminário de Santarém em 1938. Após terminar os seus estudos no Seminário dos Olivais, foi ordenado sacerdote na Sé de Lisboa em 1950.
Uma vida repleta de dedicação, educação e de teatro, Serrazina brilhou como professor no Seminário de Santarém, de 1950 a 1955. Além de ensinar organizou atividades teatrais com os seus alunos.
De 1955 a 1968, desempenhou funções como Assistente Eclesiástico da Acção Católica Rural na Cáritas Diocesana de Lisboa. Durante o seu percurso, o Cónego Serrazina foi assumindo diversas missões, desempenhando um papel de moderador na Igreja, atendendo a todas as áreas da sociedade, estudando-as, detetando as suas falhas e apresentando soluções. Investigou sobre assuntos atuais como o desemprego, família e solidariedade.
No 100º aniversário do Padre José Mendes Serrazina prestamos homenagem a esta importante figura da igreja portuguesa, presente na missão da Cáritas através do seu pensamento sócio-eclesial que, acreditamos, que se manterá vivo na vida de todos os cristãos que manifestam a sua fé.