NEWSLETTER CDL DO SEU OUTONO 2022
Estimados subscritores e amigos,
Passou mais um verão, e com ele, o período de férias da maioria de todos nós. Fazemos votos de que todos tenham tido oportunidade para alterar rotinas e reganhar forças para mais um ano de trabalho, que agora iniciámos.
Ao longo destes últimos meses, apesar de ser um tempo em que gostaríamos que o mundo parasse, acompanhando o nosso período de férias, os problemas sociais não fizeram pausa. E neste verão, como infelizmente é público, e por todos sentido, as dificuldades tiveram um significativo agravamento.
Depois da crise social, motivada pelos confinamentos determinados pela necessidade de contenção da pandemia de COVID 19, sobreveio uma nova crise resultante das quebras nas cadeias logísticas, causadas pelas interrupções provocadas pelos períodos de confinamento. Esta situação provocou a falta de produtos e de matérias-primas nos mercados, provocando um desequilíbrio entre a oferta e a procura, determinando um brusco e muito elevado aumento do custo de vida. Em cima desta situação já gravosa, ocorreu a guerra na Ucrânia, que, como é sabido, complicou ainda muito mais a situação, aumentando ainda de forma significativa o custo de vida, com particular incidência nas matérias-primas, combustíveis, produtos ligados à produção agrícola, e produtos agrícolas de primeira necessidade.
Este é um quadro muito desafiante para quem se propõe ajudar os que já não tinham o suficiente para uma vida digna, e que agora serão os mais afetados. Mas além destes, teremos muitos “novos pobres” a quem teremos que procurar acorrer. Para além disso, por força das sucessivas crises, as reservas existentes para responder a emergências já foram em grande parte consumidas e, por outro lado, as pessoas de boa vontade, que ao longo destes últimos anos nos têm ajudado a ajudar, acusam algum cansaço de constantes peditórios.
Por tudo isto, o próximo ano vai ser pleno de desafios à nossa capacidade para encontrarmos respostas no socorro aos que necessitam de nós.
Seguros de que Deus, Nosso Senhor, não nos faltará com o seu apoio na nossa ação de Caridade,
A todos cumprimentamos.
A Direção
Leia toda a Newsletter aqui.